“Era o meu sonho, criar um trabalho desse, que graças ao Naélio, Robeni, Lúcia, Rosa e todos esses que trabalham aqui, nós conseguimos concretizar”, comemora a dona Alice Domenech, fundadora do Projeto Revarte. Ela lembra com gratidão dos nomes de quem ajudou e ajuda o projeto a caminhar por décadas. “Já completamos 30 anos, hoje recebemos crianças que são filhos daqueles que frequentaram aqui há 30 anos atrás”, sorri a senhora Domenech.
Não é a toa que o projeto REVARTE – Resgaste dos Valores pela Arte, atua mudando e melhorando a vida de crianças e adolescentes carentes da comunidade do Conjunto Alvorada através do contato com a arte e a cultura. A arte é fonte de muito conhecimento e inspiração, é explosão de criatividade e também de sensibilidade, mas além disso tudo, ela também pode ser considerada um caminho de oportunidade. “O nosso maior objetivo é pegar as crianças carentes e com tempo ocioso e trazer pra cá, para um ambiente legal para elas terem contato com a leitura, a escrita e arte”, conta o arte-educador Naélio Carvalho, colaborador do projeto.
O principal trabalho do projeto é feito através da Biblioteca Monteiro Lobato, que possui um acervo de livros doados que chegam a 8.000 publicações. Com esse material são desenvolvidas atividades como o empréstimo de livros, pesquisa, contação de histórias, reforço escolar e leitura. Um trabalho de muitos anos que tem surtido efeito, como no caso do professor de inglês Leandro Santos: “Eu faço parte do projeto há muitos anos. Comecei na verdade a frequentar quando era adolescente, queria pagar uns livros para ler”.
As crianças e adolescentes também participam de jogos, brincadeiras, pintura e cursos, como os oferecidos pelo Grupo Musical Revarte, desenvolvido por voluntários e que oferece aulas de coral, flauta, violão, teclado, piano e percussão. O projeto conta também com cursos de artesanato, teatro, desenho e xadrez. Tudo isso com o objetivo de melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional, promover a qualidade de ensino, servindo como apoio à vida escolar e familiar da criança, além de oferecer um caminho diferente aos problemas vivenciados na comunidade.
O projeto REVARTE não cobra nenhuma taxa de inscrição, se mantém apenas através do apoio de voluntários ou de doações de empresas parceiras e de pessoas que acreditam no trabalho que o projeto desenvolve. Cerca de 400 crianças e adolescentes são atendidos e entre eles, um garoto de 18 anos, carente, com dificuldades de fala, que alimenta o sonho de ser jornalista. O menino está construindo o seu próprio livro e tivemos a oportunidade de ouvir a análise dele sobre o REVARTE:
“REVARTE – Resgate dos Valores pela Arte.
Resgatar os valores não tem fim.
Quando conseguimos encontrar aqueles que buscam esse resgate, aqueles que lutam, não desistem e se mostravam, pois encontraram na luta, nas dificuldades, a superação.
Interiorizaram-se para buscar a luz.
Luz que existe em cada um de nós.
Quando nos resta a preocupação, é feita através do amor, a vitória em real.
Aqui, nossa preocupação é com a descoberta de si mesmo com relação ao outro.
Nossa meta, resumindo, é o amor.
Ensinar a amar.
E a forma é simples: basta que amemos.”
Para mais informações e ajuda ao Projeto Revarte, basta ligar(85) 98755.8057. Conheça as outras histórias e vote no Prêmio Social Esporte Clube 2018.