O ex-jogador de futebol, Rivando Gomes, 48 anos, desenvolve na cidade de Quixeramobim, na Região Sertão Central do Ceará, um projeto social com crianças e adolescentes do Bairro Maravilha, zona periférica do município.
O treinador diz que o projeto “Escola e esporte, maravilha em ação”, surgiu a partir do momento que ele viu que muitos jovens do bairro encontravam-se ociosos, sem perspectivas de um futuro em alguma modalidade esportiva, vulneráveis a se envolver com alguma prática ilegal.
“Morei aqui nesse bairro um longo período da minha vida. Sempre olhava essa garotada e via que eles necessitavam de um auxílio. Em março de 2012 consegui colocar em prática esse trabalho e assim poder dá a minha contribuição para o futuro desses meninos. O nosso objetivo aqui é primeiro formar o cidadão, depois vem o atleta e, por último, o jogador “, disse.
O trabalho é realizado em parceria com as escolas Tereza Heloísa Saraiva Câmara e Álvaro de Araújo Carneiro. A diretora da primeira unidade escolar, Ana Patrícia de Oliveira, destaca como o projeto vem melhorando o desempenho escolar dos alunos. “Esse projeto com os nossos alunos vem tendo uma ajuda muito importante. Os meninos vão gradativamente se envolvendo com o esporte. Um dos requisitos para participar do projeto é ter um bom rendimento na escola. Esse trabalho trouxe um resgate da valorização na atividade física na escola”, concluiu.
Ainda de acordo com o técnico Rivando Gomes, a iniciativa tem a participação de cerca de 100 jovens, com idade de oito a dezessete anos. Os treinamentos são divididos nas categorias sub-10,13, 15 e 17. Mas nem tudo é maravilha no projeto. O treinador conta que a falta de apoio é uma barreira enfrentada diariamente. Muitas vezes os treinamentos ficam comprometidos pela falta de material. ” Têm muito menino aqui que não possui um par de tênis para jogar. Às vezes ficamos sem bola para realizarmos nossos treinos”. O agora treinador de futsal Rivando Gomes, jogou futebol entre os anos de 1987 a 1997. Atuava no meio-campo. Defendeu os times do Quixadá, Tiradentes, Guarany de Sobral e Iguatu.
Fonte da matéria: Tribuna do Ceará