Praticante do triathlon há dez anos, Danilo dos Santos Lima, 23, há três encontrou o suporte necessário para o impulso na modalidade esportiva, quando se mudou para o bairro Jangurussu, na Secretaria Regional VI. O meio para isso é o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da localidade, equipamento mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude.
Na unidade, pratica semanalmente natação, corrida e treino funcional para fortalecimento do corpo. A meta de uma carreira esportiva já trouxe resultados importantes. Danilo foi campeão cearense na modalidade, vice-campeão cearense no Triathlon Olímpico e em maio deste ano, participando do Campeonato Brasileiro de Triathlon, em João Pessoa, se classificou para o Mundial Triathlon Final Sprin/Standard, que aconteceu em setembro deste ano na Holanda.
O esporte, de acordo com o jovem, tem sido essencial para a sua formação como cidadão. “Está me dando estrutura, estou conseguindo minha vida através disso. Entrei na faculdade de educação física impulsionado pelo esporte e pretendo atuar nessa área até ficar velho”, diz.
Refúgio
Saindo dessa área de atuação, Luciana Silveira, 21, também encontrou no Cuca um refúgio, um direcionamento a seguir. O contato inicial, em 2014, foi através de um curso de fotografia, prática de admiração da jovem. De lá para cá, fez outros cursos também voltados para o registro de imagens, passando, ainda, pelo audiovisual, cinema, rádio e TV, experiências que foram determinantes para a sua perspectiva de futuro.
“Ao terminar o Ensino Médio não sabia o que fazer. Como gostei muito do que fiz em comunicação no Cuca decidi entrar no curso de jornalismo. Hoje estou no 5º semestre e gostando muito da área. Tudo que eu fiz no Cuca me ajudou muito na faculdade, me deixou mais preparada. A rede me deu a orientação que eu precisava e ajuda muitos jovens que também não sabem o que fazer”, diz a jovem.
Junto com outras duas unidades, nos bairros Barra do Ceará e Mondubim, os equipamentos formam uma rede de proteção social e oportunidades aos jovens, ofertando cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação, além de atividades para fortalecimento do protagonismo juvenil. Mensalmente, são 5 mil vagas ofertadas.
A Rede Cuca é, hoje, a principal estratégia do município de Fortaleza de inclusão, proteção e garantia de direitos a jovens de 15 a 29 anos, residentes em áreas com grande vulnerabilidade social, segundo aponta o Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, Julio Brizzi. O sucesso da iniciativa, conforme destaca, é refletido nos números, já que ano a ano a Rede cresce em diversidade de serviços, oferta de vagas e público, passando de 66 mil jovens atendidos em 2014 para quase 100 mil em 2016.
Mais três unidades são esperadas na expansão da Rede, de acordo com o gestor. “Trata-se de um equipamento consolidado, mas estamos trabalhando para conseguir financiamento e dobrar a Rede de tamanho até 2020. Do tamanho que é já somos a maior Rede de juventude do País e conseguindo aumentar teremos indicadores ainda melhores para a cidade, respeitando o protagonismo juvenil. O jovem não é o problema, é na verdade a solução de qualquer sociedade que quer ser desenvolvida”, destaca.
As secretarias regionais II, III e IV, ainda desprovidas dos serviços da Rede, receberão as novas unidades, especificamente nos bairros Pici, Prefeito José Walter e Vicente Pinzon. “São áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta letalidade juvenil e grande registro de gravidez na adolescência. São locais que precisam de atenção para a juventude e com alta demanda desse público”, completa Júlio Brizzi.
Os interessados em alguma atividade ou curso de formação na Rede Cuca podem se inscrever na unidade mais próxima, de terça a sexta-feira, das 8h às 21h, e, aos sábados, de 8h às 12h.
Serviço
Cuca Barra
Av. Presidente Castello Branco, 6417. Barra do Ceará.
Fone: 85 3211.4300 / 3211.4301
Cuca Mondubim
Rua Santa Marlúcia, s/n. Mondubim.
Fone: 85 3499.0019 / 3499.0018 / 3499.0017
Cuca Jangurussu
Av. Castelo de Castro com Av. Gov. Leonel Brizola
Fones: 85 3444.6201 / 3444.6202 / 3444. 6249
Fonte: Diário do Nordeste