Nas margens da BR-116, no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza, um lixão se tornou um cenário comum para milhares de pessoas que trafegam pela rodovia. Mas, não para um grupo da capital cearense criado por Adventistas do Sétimo Dia e que reúne pessoas de todas as religiões. Eles têm um único propósito que é estudar a Bíblia fazendo o bem, pregando o evangelho de Jesus e amando ao próximo, na prática. Assim, para eles esse lugar tem um significado de redescoberta.
A situação das pessoas no lixão de Pacajus veio à tona para essas pessoas depois que a apresentadora Lorrane Cabral fez uma reportagem no local com o líder do grupo Celeiro do Amor, que já fazia projetos sociais naquela comunidade. No início de dezembro a caravana de amigos levou cestas básicas, lanches e brinquedos arrecadados através de doações e o mais importante: levou afeto e fé para as pessoas que vivem diariamente no local. Em cada olhar dos adultos, idosos e crianças que convivem naquele ambiente, uma expressão de alegria que diz o quanto essa atitude de empatia com o próximo pode mudar vidas. O sorriso de quem recebeu um prato de comida, um abraço, um livro, ou ainda, de uma criança que ganhou novos amigos e, talvez, o seu primeiro brinquedo, diz mais do que mil palavras. Uma alegria que transcende a alma, que faz os voluntários enxergarem o quanto uma boa atitude pode fazer o bem sem olhar a quem.
O casal de empresários Daniel e Sheila Gomes foi um dos organizadores da ação. Sheila conta como nasceu esse movimento que vem ajudando dezenas de pessoas carentes. “Nós já tínhamos dois grupos de estudo bíblico e oração, há alguns anos. Com o início da pandemia nós sentimos a necessidade de aumentar os grupos e estudar mais. Percebemos que nossos amigos e conhecidos esperavam por aquele momento de encontro virtual que traria mais paz e esperança em meio ao turbilhão de problemas gerados pela pandemia”, explica ela. Vendo todo aquele cenário procupante de como a onda de Covid-19 estava afetando a vida de milhares de pessoas carentes, o grupo se uniu mais ainda para semear a palavra de Deus e levar bem-estar à outros filhos de Deus que estavam necessitando.
Esse ano quatro projetos participaram desse dia especial no lixão: Projeto Ser+, Celeiro do Amor, Faça a Diferença e Grupo Nova Criação. Todos com o mesmo propósito de ajudar dezenas de pessoas carentes. “Neste ano foi a segunda vez que realizamos uma ação no lixão, a primeira no período do Natal. Nos organizamos ainda melhor, unindo vários projetos para transformar aquele dia em algo especial para as pessoas que vivem ali. Também tivemos um momento de música com o grupo Nova Criação, da Igreja Adventista, para cantar canções de Natal e louvar a palavra do Senhor. Após a primeira música uma pessoa disse – Meu Deus! Eles são de verdade – . Foi a coisa mais linda. Foi muito emocionante ouvir isso. Não tenho palavras para descrever tudo que a gente viveu lá. É algo que nos ensina profundamente. Reitero algo que a bíblia diz – É muito melhor dar do que receber -”, completa. Ela lembra ainda de outro momento marcante: “Logo na entrada me aproximei de uma senhorinha e perguntei se podia abraçá-la. Ela disse que sim e depois do abraço contou que havia ganhado a tarde já que ninguém abraça eles porque são sujos, trabalham no lixo”. Sheila, emocionada, abraçou aquela senhora novamente por um longo tempo enquanto segurava o choro.
Outro participante do encontro natalino foi o músico e empresário Guto Ribeiro, junto com a esposa Lorrane Cabral (apresentadora citada acima) e o filho Pedro Augusto. Guto destacou o quanto aqueles momentos tocaram o seu coração. “No ano passado tivemos uma experiência que mudou a nossa vida para sempre, estivemos pela primeira vez nesse lixão, foi como se os nossos olhos se abrissem de vez, passamos a entender a graça de Deus na nossa vida e descobrimos verdadeiramente nosso propósito de vida, que é seguir a Jesus, amar e servir pessoas”, conta Guto.
Foi um momento inesquecível para todos. “Nós não mostramos essas ações para receber elogios, nem para recebermos reconhecimento, pois toda honra e toda glória devem ser dadas simplesmente àquele que está acima de tudo e de todos, nosso Senhor Jesus Cristo. Mostramos apenas para inspirar outras pessoas a agirem da mesma forma, para que outras pessoas também parem de reclamar e comecem a agradecer a Deus por tudo”, completa Ribeiro.
Abaixo você pode assistir e se emocionar com o vídeo produzido e editado pelos organizadores da ação.