O programa Praia Acessível oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção.
O local tem estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funciona de quarta a domingo, de 9h às 14h, e, no período janeiro, julho e dezembro, de segunda a segunda, de 9h às 14h.
Coordenadora especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Rebecca Cortez diz que o projeto tem profissionais capacitados para atender à demanda. “O Praia Acessível é muito mais que uma esteira de acesso ao mar. O entorno é totalmente adaptado para receber os usuários e atender às necessidades de cada um deles”, explicou.
O turista brasiliense João Marques, de 39 anos, que é deficiente físico, estava passando pela orla de Fortaleza e logo foi conhecer a iniciativa. “Temos o acompanhamento desses profissionais que nos guiam até o mar e auxiliam durante o banho. Gostei muito do atendimento”, frisou. Em dois anos de existência, foram 2,6 mil usuários atendidos no projeto.
Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos da Prefeitura, auxiliam os usuários do projeto. Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além da socialização.
Fonte: O Povo