São 15 anos aliando o esporte à assistência social no Eusébio, em Messejana e na Cidade 2000. Assim, a Associação Estação da Luz atingiu mais de 4 mil alunos de escolas públicas.
Além de estimular o esporte, o projeto aplica valores pessoais e sociais às práticas: cultura de paz e valores humanos, como paz, verdade, retidão e amor. Segundo o presidente da Estação da Luz, Sidney Girão, são selecionados alunos com bom rendimento escolar e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Além do esporte, recebem acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais, no suporte a eles e às famílias, são realidades distintas”, diz. Entidade sem fins lucrativos, independente e cristã, a Associação Estação da Luz foi criada há 15 anos e tem, além do “Vida e Esporte”, projetos de cultura e educação.
As aulas de futebol têm parceria com a iniciativa privada e com a Escolinha do Grêmio, acontecendo sempre no contra turno escolar das crianças e adolescentes. “(Os alunos) costumam permanecer bastante tempo com a gente. Uns entram aos 8 e saem aos 17 anos, quando acabam o Ensino Médio, se encaminham ao mercado de trabalho ou faculdade. Alguns tiveram sucesso no futebol mesmo, em categorias profissionais e de base”, comemora Sidney. Equipamentos de treino, chuteiras e fardamento também são fornecidos aos pequenos atletas.