Qual a criança que não gosta de brincar? Seja em casa, nas praças ou em outros locais públicos, com amigos e, principalmente, com a família, as brincadeiras promovem uma série de benefícios para a saúde dos pequenos. Logo se tem a melhoria do desenvolvimento físico, social, afetivo, emocional e cultural, além de estimular a criatividade e a socialização. Nem todo adulto sabe, mas, na Declaração Universal dos Direitos da Criança que foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1959, ficou estabelecido que a meninada tem direito ao lazer infantil.
A partir dessa premissa foi lançado em 2015 o programa “Mais Infância no Ceará”, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, com o objetivo de promover diversas ações voltadas para o desenvolvimento, educação, saúde e lazer. Com apoio dos municípios e do Serviço Social do Comércio – Sesc -, essa inciativa tem como foco principal a criança e, a partir dela, contempla seus familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade como um todo.
Dentre as ações do programa está o “Espaço Mais Infância”, localizado na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, que oferece programação gratuita para crianças de 3 a 12 anos. A diversão é garantida com a brinquedoteca, a biblioteca, a sala de multimídia e até a cozinha gourmet. Tudo para estimular o desenvolvimento infantil nos aspectos físico, cognitivo e emocional, bem como fortalecer a socialização, o convívio entre a família e os valores culturais.
O espaço funciona todos os dias e em outubro, mês da criança, a programação ainda está mais especial. Para a alegria da criançada, o equipamento está com diversas atividades que estimulam hábitos para uma alimentação saudável, criação de brinquedos com materiais recicláveis, prática de desenhos, brincadeiras populares, exibição de filmes, contação de histórias, pintura facial, entre outras. O Espaço Mais Infância também realiza roda de conversas para pais , cuidadores e visitantes com temas ligados à infância.
Desenvolvimento pleno
O “Mais Infância no Ceará” atua também em outras frentes, mas sempre com foco no universo da criança. Como forma de contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil em sua totalidade, o programa se baseia em três pilares. O Tempo de Crescer, por exemplo, visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações para profissionais, pais e cuidadores. O Tempo de Aprender, por sua vez, tem o objetivo de construi r e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs). Já o Tempo de Brincar foca na construção e revitalização de espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
E assim, em meio às brincadeiras, aprendizados e relacionamentos, meninos e meninas do Ceará têm seus direitos garantidos. Porque acima de tudo, toda criança tem o direito de
ser feliz!
Espaço Mais Infância
Informações:(85) 3261.4491 / 3268.1528 – E-mail: [email protected]
Endereço: Av. Santos Dumont, 1589 – Praça Luíza Távora – Aldeota, Fortaleza, Ceará