por Silvia de Freitas
18 de julho de 2017
Nem todos sabem, mas o significado literal de Jiu-Jitsu é “Arte Suave”. Algo que, à primeira vista, pode parecer um tanto quanto contraditório, uma vez que os praticantes dessa luta mostram força, firmeza e eficiência. Mas é exatamente por isso que toda essa suavidade se faz tão necessária! É graças a ela que é possível praticar, de forma eficiente, qualidades como destreza, rapidez, agilidade e flexibilidade, que extrapolam os limites dos treinos e competições, tornando-se essenciais na vida de pessoas que encontraram no Jiu-Jitsu um esporte transformador.
Foi seguindo essa ideia que o lutador faixa preta Fabio Jefferson fundou, em 2012, o projeto social “Jesus Campeão Absoluto (JCA)”, que tem como principal objetivo levar o esporte e a fé para aproximadamente 120 crianças e adolescentes dos bairros Ellery, Vilha Velha e Jardim Iracema, em Fortaleza. A ideia, como o próprio fundador explica, não é apenas o de oferecer aulas gratuitas de Jiu-Jitsu, mas o de abrir caminhos vitoriosos na vida desses jovens esportistas. “Alguns garotos que entraram aqui não tinham nenhum norte, ficavam a maior parte do tempo nas ruas, sem estudar ou praticar uma atividade física. Hoje, muitos deles estão bem direcionados, fazem faculdade e já têm uma profissão, ou seja, têm objetivos certos e lutam para conquistá-los. Tudo isso por meio do esporte”, afirma.
E é exatamente por isso que o professor faz questão de acompanhar os alunos dentro e fora do tatame. Para participar das aulas, por exemplo, todos devem estar devidamente matriculados nas escolas, além de ter autorização dos pais para estarem presentes nos treinos. O acompanhamento da família, aliás, é um fator importantíssimo para o sucesso do projeto, já que eles são os principais incentivadores dos jovens lutadores. “Já formamos campeões de torneios mundiais, nacionais e locais, mas a vitória vai além de medalhas e títulos. O esporte, aliado aos bons valores, ao que é certo, tem o poder de transformar vidas e fazer a diferença na sociedade”, reforça Fabio, que tem entre seus auxiliares os alunos mais experientes, que entraram no começo do projeto e que hoje ensinam o que aprenderam aos mais novos.
JOVENS VITORIOSOS
Além de paixão pelo esporte, o sentimento dos alunos é de gratidão. Todos, do mais novinho aos mais experientes, sabem da importância do Jiu-Jitsu em suas vidas, seguindo à risca a filosofia e os ensinamentos da arte marcial para além do tatame. O Francisco Janderson Barbosa Mesquita, por exemplo, de apenas 11 anos, mostra firmeza ao afirmar a influência do projeto Jesus Campeão Absoluto, e do próprio professor, nos seus estudos. “Com o esporte, fiquei mais concentrado”, diz.
Os irmãos Beatriz Negreiros e João Victor, de 17 e 19 anos, respectivamente, também passaram a acreditar no potencial que tinham a partir das aulas realizadas no projeto. A jovem, por exemplo, viu-se em meio ao desafio de enfrentar o preconceito de praticar um esporte que, no imaginário de muitos, é predominantemente masculino. “Tenho amigas que não gostam, mas aqui no projeto é outra coisa. Todo mundo se apoia e se respeita, independentemente do sexo”, explica a lutadora, que acredita que essa é uma das principais lições que o professor faz questão de passar aos seus pupilos. “O Fabio Jefferson é o cara”, brinca.
Já para João Victor, o JCA ensina para todos que o verdadeiro campeão é aquele que respeita seu adversário e, principalmente, prima pelo caráter. “No futuro, as crianças que estão aqui vão colher bons frutos. Se eles forem treinando, gostando do Jiu-Jitsu, o campeonato é apenas uma consequência”, completa.
E são esses os frutos que os lutadores do projeto Jesus Campeão Absoluto querem colher. Pois sabem que, para vencer, é preciso de amor, de acolhimento e de estar ao lado de pessoas que acreditam em seus potenciais, que os incentivam a enfrentar, de cabeça erguida, os desafios do esporte e da própria vida.
JIU-JITSU PARA A VIDA – FORTALEZA
Mais informações:
(85) 8881-1363
[email protected]
Endereço: Rua Galdioso de Carvalho, N:177 Bairro Jardim Iracema, Fortaleza, Ceará
Para Doações: