Ingressar em uma universidade é o sonho de grande parte dos jovens estudantes. Quando eles conseguem alcançar esse objetivo, qual seria a primeira atividade deles? A resposta certa é: preservar o meio ambiente. Pelo menos é assim na Universidade de Fortaleza, que coloca os calouros no projeto Praia Linda, Praia Limpa.
“A proposta da Fundação Edson Queiroz é fazer uma devolução para a cidade dessa graça que é a possibilidade de estudar”, explica a professora Michele Galvão, que também é Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação. Cerca de 500 estudantes participam da iniciativa de retirada de resíduos sólidos recicláveis das areias das praias do Futuro, Sabiaguaba, Iracema e Barra do Ceará.
Os alunos e professores saem pela manhã bem cedo, por volta das 7 horas, com direção às praias e por volta de 11 horas da manhã eles entregam os resíduos coletados para associações de catadores já articulados com a ação. “O projeto é feito com muito engajamento de alunos, professores e monitores, deixando claro que para nós o projeto Praia Linda, Praia Limpa também é uma atividade pedagógica” ressalta Michele.
Antes da coleta dos resíduos sólidos, os alunos participam de treinamento com a professora Lamarka Lopes Pereira, da disciplina de Resíduos Sólidos e Perigosos, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, e com a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Edilene Oliveira.
Para Fernanda Guimarães, uma das estudantes voluntários na última edição do projeto Praia Linda, Praia Limpa vale a pena participar e ela estimula os próximos calouros. “Eu aconselho a todo mundo participar. É muito fácil a gente só dizer que o nosso planeta está comprometido e não fazer a nossa parte. É uma experiência única sentir que você está fazendo a sua parte, ainda que seja uma pequena contribuição”, destaca Fernanda.
Além da retirada de resíduos sólidos recicláveis, os alunos também aproveitam para conversar com a população e compartilhar informações sobre o descarte correto de materiais recicláveis. “Olhe o meio ambiente e vejam o que está errado. O lixo não é para estar na praia. Plásticos, tampas de garrafa, latinhas de cerveja ou refrigerante, isso tudo termina indo para os oceanos. Mesmo que você jogue um saco plástico no continente, ele acaba parando nos rios e depois no mar. O mar acaba sendo o grande depósito desse material que poderia ser reaproveitado ou reciclado” avisa o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unifor, professor Oyrton Azevedo.
A Universidade de Fortaleza realiza frequentemente ações sociais e ambientais envolvendo alunos voluntários, professores, monitores e parceiros governamentais. Se você é aluno da Universidade de Fortaleza entre em contato com a coordenação do seu curso e saiba como se tornar um voluntário.